BLOG

  • lucianagandra74

A incrível relação entre zebras e o COVID 19

Atualizado: 12 de Ago de 2020

Agora você vai entender como funcionam as porcas e parafusos da nossa cachola em tempos de stress...



Nessa quarentena consegui ler alguns livros há muito desejados, sendo um deles “ Porque as zebras não têm úlceras ”, do maravilhoso biólogo e neurologista Robert Sapolsky. Bem, eu já era fã desse cara... agora estou pensando em fundar um fã clube.🤷🏻‍♀️🤷🏻‍♀️ Esse cientista é um grande pesquisador do impacto causado pelo stress em animais e seres humanos. Estudou muitos anos uma população de babuínos no Quênia, suas relações, níveis de stress e cortisol.

Fiquei curiosa pra saber o que ele teria a dizer sobre nosso comportamento durante esse evento inédito nos tempos modernos. A pandemia do COVID 19.

Fiz a busca e voilá....uma pérola! Sapolsky escreve um artigo extenso dizendo como nosso cérebro se comporta hormonal e fisiologicamente frente uma ameaça tão palpável e real.


O que tenho visto na prática: a ameaça provocada pelo COVID 19 traz à tona vários agentes estressores adormecidos que aparentemente estavam sob controle. Mulheres que controlavam nódulos benignos nas mamas e já haviam se tranquilizado quanto a presença dessas alterações nos exames de rotina, voltam a ruminar sobre a possibilidade daquilo virar um câncer. Recentemente me procurou uma paciente antiga, visivelmente deprimida. Ela apresentava alterações importantes na pressão arterial, taquicardia, inapetência... Perguntei a ela se já havia sentido isso antes e lembrou-se de uma depressão pós parto, ocorrida há 20 anos. “Doutora, nunca mais havia sentido isso... e agora não sei porque estou me sentindo assim !”

Ela não sabe, mas os mecanismos cerebrais que levam a isso são muito claros.

Quando passamos por uma situação estressante, acionamos a chave de mecanismos hormonais que ativam nosso sistema nervoso simpático ( aquele que funciona no modo automático) e aumentam níveis de cortisol. Esses hormônios fazem com que o centro de comando sábio é responsável do nosso cérebro ( córtex pré frontal ) fique meio lesado, talvez até um pouco submisso ao nosso sistema límbico .


Explico : o sistema límbico é o centro de controle das emoções... não leva em conta o raciocínio lógico, metas e comportamento social adequado.

Pois bem, o cortisol também aumenta a atividade do sistema límbico, ativando zonas responsáveis pelo medo, ansiedade e agressividade (em especial uma região cerebral chamada amígdala).



Como vocês podem ver: o estrago tá feito !!! Corona consegue zoar com a saúde mental do povo !

Sabendo disso, podemos esperar ações menos reflexivas e mais impulsivas nessa fase de crise. Pessoas tomando decisões egoístas, estocando papel higiênico e fio dental para três anos de uso, reagindo a estímulos neutros como se fossem ameaçadores, repassando prontamente nas mídias sociais informações sensacionalistas e até meio absurdas.... pois é, acontece nas melhores cabeças!!


Sob ameaça, lidamos com nossos medos e frustrações revisitando hábitos bem antigos e sedimentados. Sim, estamos buscando um lugar seguro nesse mundo louco, tipo um pote de brigadeiro ou misturinha de leite ninho com Nescau e um tico de água , fazendo um mingauzinho doce ... quem nunca ??


Somos todos seres humanos e de fato, incapazes de mudar a maneira que nosso cérebro funciona frente ao stress. No entanto podemos estar vigilantes e cientes disso, olhando para essas tendências e percebendo aqueles momentos em que o Sistema Límbico toma as rédeas da situação.


Para nossa sorte e felicidade, o maravilhoso Córtex Pré Frontal de muitos de nós continua a todo vapor. Por isso podemos apreciar tantas atitudes solidárias e altruístas, idéias criativas para melhorar os negócios e soluções inteligentes, reflexivas, como forma de adaptação em meio a crise. Provamos que temos Homo sapiens altamente criativos e resilientes.


Seguimos o jogo, assistindo ao melhor e ao pior que emana da nossa mente frente a toda essa bagunça. Como será o futuro ? Ninguém sabe.... aguardemos os próximos capítulos!




430 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Autocuidado : o que significa na prática ??

Quer saber exatamente o que é autocuidado ?? Na medicina integrativa estudamos as atitudes e mudanças no estilo de vida que promovem autocuidado. . . 1- Sono : precisa ser reparador, de 7 a 8 horas po