top of page

BLOG

  • Foto do escritorDra. Luciana Gandra

Qual o Segredo dos Franceses?



Realmente parece que os franceses fazem mágica com as calorias !! Na terra dos vinhos, croissants e da melhor culinária mundial, todos parecem levitar pelas ruas em seus corpos esguios!! O que podemos aprender com os franceses e incorporar no nosso lifestyle!?


  • 60% dos parisienses não tem carro próprio, usam transporte público, bicicletas e os incríveis patinetes elétricos ( fiquei louca pra ter um desses) . Eles são bem menos sedentários que nós, incorporam a atividade física no dia a dia, sem ficar pensando : hoje tenho que ir pra academia ! .

  • As francesas dão grande importância à alimentação da família. Existe o hábito de “passear” nas feiras e mercados com crianças, cachorro e tudo mais!! Esse momento de partilha é importante para os pequenos conhecerem os alimentos. As famílias conversam com os produtores sobre as melhores opções de acordo com a estação, trocam receitas e aproveitam a experiência!!! .

  • Fato relevante: franceses não gostam de fast -food. A gastronomia é levada a sério, os pratos são elaborados e diversificados. O segredo é comer um pouquinho de vários alimentos diferentes. A culinária francesa utiliza pouco sal e açúcar, prefere realçar os sabores dos alimentos com condimentos e texturas variadas. O fato de haver sempre a entrada, prato principal e sobremesa, equilibra as calorias e dá uma sensação de saciedade para o cérebro.

  • As leis francesas parecem favorecer a magreza. Obviamente nós brasileiros não somos privilegiados nesse sentido. Existe uma cultura “americana” favorecendo a comida industrializada. Os produtos orgânicos não conseguem espaço no mercado e pelo visto, o uso de agrotóxicos proibidos em diversos países é liberado sem cerimônia nas nossas lavouras. Na França, bio c’est bon!! Bien, c’est ça!!! Viajar também inclui essa observação sobre hábitos em diferentes culturas, climas e ambientes socioeconômicos, como sempre me ensinou ma chère mèr @vovowandinha!!



260 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page