As mulheres têm adiado a gravidez devido as atribulações da modernidade. Precisa se formar, fazer pós, ganhar bem, colocar peito, viajar, e a gestação vai ficando pro próximo ano...
Por conta disso, um número maior de casais encontra dificuldade na hora de realizar o grande sonho da maternidade/paternidade.
Existem diversas patologias que atrapalham a concepção de um bebê, mas em muitos casos, não é possível estabelecer qual é o problema exato que impede um casal de gestar. Fatores ligados ao #estilodevida da paciente, podem interferir na #fertilidade.
Vamos dar uma olhada nos top five?
Stress: sempre ele né ? Exerce um efeito negativo sobre a pulsatilidade do LH e FSH . Diversos estudos indicam que o excesso de trabalho, tanto mental quanto físico, podem ter impacto ruim na concepção .
Obesidade: sim, ela eleva os níveis de insulina e interfere na ovulação. Para entender o mecanismo, vale dar uma olhada no post de Síndrome dos Ovários Policísticos.
Tabagismo: leva a depleção de folículos primordiais e disfunção da tuba uterina. Ótima desculpa pra abandonar o vício !!!
Doenças Periodontais: uma inflamação crônica gengival, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, e aumenta o risco de aborto. Uma boca saudável pode diminuir marcadores inflamatórios, melhorando a função vascular e endotelial.
Disruptores Endócrinos: moléculas químicas que contaminam nossos alimentos silenciosamente. Os principais são : #bpa ou #bisfenois , #ftalatos, #pesticidas como #DDT e #atrazine .
Conselho final pra mulheres afim de encomendar um Pokémon:
Exercícios físicos moderados, atividades restaurativas para controle do stress, diminuir farinhas brancas, doces, refris, álcool e cigarros.
Ah!!! Outra coisa!!! Manter relações sexuais com os potenciais papais!!! (hahaha)
Referência: Hart RJ. Physiological Aspects of Female Fertility: role of environment , modern lifestyle and genetics. Physiol Rev 96: 2016
Comentarios