top of page

BLOG

  • Foto do escritorDra. Luciana Gandra

Fertilidade & Estilo de Vida


As mulheres têm adiado a gravidez devido as atribulações da modernidade. Precisa se formar, fazer pós, ganhar bem, colocar peito, viajar, e a gestação vai ficando pro próximo ano...


Por conta disso, um número maior de casais encontra dificuldade na hora de realizar o grande sonho da maternidade/paternidade.


Existem diversas patologias que atrapalham a concepção de um bebê, mas em muitos casos, não é possível estabelecer qual é o problema exato que impede um casal de gestar. Fatores ligados ao #estilodevida da paciente, podem interferir na #fertilidade.

Vamos dar uma olhada nos top five?


  • Stress: sempre ele né ? Exerce um efeito negativo sobre a pulsatilidade do LH e FSH . Diversos estudos indicam que o excesso de trabalho, tanto mental quanto físico, podem ter impacto ruim na concepção .

  • Obesidade: sim, ela eleva os níveis de insulina e interfere na ovulação. Para entender o mecanismo, vale dar uma olhada no post de Síndrome dos Ovários Policísticos.

  • Tabagismo: leva a depleção de folículos primordiais e disfunção da tuba uterina. Ótima desculpa pra abandonar o vício !!!

  • Doenças Periodontais: uma inflamação crônica gengival, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, e aumenta o risco de aborto. Uma boca saudável pode diminuir marcadores inflamatórios, melhorando a função vascular e endotelial.

  • Disruptores Endócrinos: moléculas químicas que contaminam nossos alimentos silenciosamente. Os principais são : #bpa ou #bisfenois , #ftalatos, #pesticidas como #DDT e #atrazine .


Conselho final pra mulheres afim de encomendar um Pokémon:

Exercícios físicos moderados, atividades restaurativas para controle do stress, diminuir farinhas brancas, doces, refris, álcool e cigarros.


Ah!!! Outra coisa!!! Manter relações sexuais com os potenciais papais!!! (hahaha)


Referência: Hart RJ. Physiological Aspects of Female Fertility: role of environment , modern lifestyle and genetics. Physiol Rev 96: 2016

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page