BLOG

  • lucianagandra74

Escuta Mindful e suas maravilhas


É tão legal encontrar um nome pra algo que vc sempre fez meio sem querer, mas nunca soube o que é!!

Recentemente descobri a Escuta Mindful e fiquei empolgadíssima com o conceito. Ela vai muito além de ouvir o seu interlocutor com atenção.


Trata-se de um processo reflexivo, que pretende capturar verdades emocionais dentro das histórias contadas. A Escuta Mindful permite ao interlocutor clarear seus sentimentos e pensamentos a respeito de um assunto, ou história.


Adotamos uma linguagem corporal sinalizando que a mente está aberta, sugerindo um lugar de boas vindas para qualquer sentimento ou emoção. 🤗🤗


Esse tipo de escuta não pretende jamais violar ou invadir espaços, mas simplesmente nos ajuda a sermos mais nós mesmos do que sabemos ser sozinhos . 🙏🏻🙏🏻


Minha profissão permite escutar, e penso ser essa uma das maiores fontes de satisfação.🥰🥰



Ontem atendi uma senhora na faixa dos 60 anos, recém aposentada, procurando um novo sentido para seu atual contexto de vida. Sempre trabalhou muito e parecia se orgulhar bastante disso .

Durante a nossa conversa sobre hormônios, sono, atividade física, sintomas novos, percebi a todo momento essa referência : “porque depois que me aposentei, doutora.....” . Sim, era uma vida pré e outra pós aposentadoria. Decidi me aprofundar nesse ponto: “ me conta um pouco como está sua vida após a aposentadoria...”


Ela me trouxe prontamente um relatório de cursos e trabalhos voluntários, como se estivesse se reportando a um chefe !! Achei incrivel, uma vida bem agitada pra alguém que se aposentou !!

De repente notei uma nuvem no seu semblante “ doutora, eu não tenho filhos. Me diz o que fazer pra eu envelhecer bem e me virar sozinha... não quero depender dos outros..”

Chegamos a um lugar comum. A palavra aposentadoria pode carregar consigo alguns fantasmas, como invalidez, solidão ... e morte. 😓




Claro!!! Vamos falar sobre isso!!!! Me apoiei em toda ciência da longevidade, hábitos importantes, prevenção da sarcopenia, atividade física e alimentação!!! 💪🏼💪🏼💪🏼

Usei também estudos populacionais das @bluezones , assinalando aqui a importância das conexões sociais que proporcionam suporte emocional e aparentemente até imunológico na terceira idade.



Ahhh doutora.... sabe o que eu fiz depois que me aposentei? Passei a andar de ônibus. Vou pra todo canto em transporte público. Sabe, as pessoas conversam, se ajudam, contam causos, criam vínculos, tudo no ônibus !!!!

Esses dias ajudei uma senhora perdida, que demonstrou tanta gratidão ! Ganhei meu dia !!

Quando desço do ônibus o motorista grita lá da frente : tchau dona Ana!!!

E quando entram os alunos ?!!! Fico ouvindo a conversa deles, os questionamentos, as zoeiras, aquele burburinho todo me faz sentir viva!!

De fato seus olhos brilhavam.

Finalizou me dizendo: tem tanta gente boa nas ruas, tanta gentileza, que minha esperança na humanidade se renova a cada dia.



Só pude então agradecer aquele relato tão profundo e sincero, fruto da escuta Mindful , mas não consegui guardar só pra mim.

Compartilho com vocês os sentimentos da dona Ana, abrindo espaço pra muitas reflexões !!



331 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Autocuidado : o que significa na prática ??

Quer saber exatamente o que é autocuidado ?? Na medicina integrativa estudamos as atitudes e mudanças no estilo de vida que promovem autocuidado. . . 1- Sono : precisa ser reparador, de 7 a 8 horas po