BLOG

  • lucianagandra74

A Vagina e o coletor menstrual

O uso seguro de coletores menstruais é considerado algo super moderno, higiênico e sustentável. Você já pensou em usar ?

Trata-se de um copinho feito de silicone que acoplado ao colo uterino permite que o sangue da menstruação fique coletado nele. Conheça suas vantagens:

- pode ser reutilizado e portanto causa menos impacto em termos de produção de lixo.

- quando a mulher está bem adaptada, não ocorrem acidentes, vazamentos e afins. - existe a possibilidade de saber exatamente quantos ml você sangrou no seu período, mais um dado que contribui para o autoconhecimento.

Agora, sempre ficam algumas questões em relação ao coletor … vamos esclarecer tudo aqui !!!

Sou virgem!! Posso usar o coletor?


Existem alguns tipos de coletores, assim como tampões vaginais, que podem ser usados em mulheres que apresentam seu hímen íntegro. Para usar qualquer produto intravaginal, você precisa conhecer seu corpo e também seu hímen.


Cada mulher é única … vejam que o hímen pode ter vários formatos. Obviamente se você tiver o tipo cribriforme ou septado, é possível que não consiga inserir o coletor menstrual sem se machucar. Ficou com dúvida ? Procure seu ginecologista e converse sobre isso.

Pense também sobre o que significa “virgindade” pra você. Homens e mulheres deixam de ser virgens quando acontece a primeira relação sexual. Algumas mulheres podem ter outra visão sobre esse assunto, não se sentindo a vontade com a ideia de introduzir algum material no canal vaginal . E tá tudo bem né !! Mas é legal pensar como é isso pra você !

Eu uso DIU! Ele pode sair do lugar quando eu usar meu coletor?

Exite essa possibilidade sim, mas ela é extremamente remota!!!

Um estudo recente feito com Diu de cobre, demonstrou um risco maior do Diu ser expulso em usuárias de coletor mentrual. Faço aqui uma ressalva: dependendo do formato do colo, do tamanho do fio deste diu, será muito dificil deslocá-lo ao usar seu coletor. Novamente, seu ginecologista é a melhor pessoa para avaliar se existe de fato esse perigo.

Tenho candidíase de repetição . O coletor pode piorar?

Não. Algumas mulheres referem até melhora nos eventos de candidíase. Sabemos que o uso excessivo de protetores de calcinha e absorventes, podem impactar o Ph vaginal, fomentando a proliferação de fungos.

Será que vou conseguir usar ?

Inserir um coletor menstrual não é a coisa mais fácil do mundo. Porém, depois que você pega o jeito, fica bem tranquilo.

Escolha um modelo que tenha um tamanho adequado, lembre que a entrada da vagina é mais estreita que a parte interna, onde o coletor vai ficar. Você pode até usar um lubrificante a base de água pra ajudar na introdução, principalmente nas primeiras vezes.


Espero que esse conteúdo tenha esclarecido alguns pontos. Precisando de mais informações, é só mandar no direct do instagram!!


@dra.lugandra






155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Autocuidado : o que significa na prática ??

Quer saber exatamente o que é autocuidado ?? Na medicina integrativa estudamos as atitudes e mudanças no estilo de vida que promovem autocuidado. . . 1- Sono : precisa ser reparador, de 7 a 8 horas po

É preciso aprofundar e amar

Nos dias atuais nos preocupamos demais com a extensão e quantidade das coisas. Queremos ser superprodutivas: praticar esportes, falar línguas, tocar instrumentos, trabalhar, produzir conteúdo educativ