top of page

BLOG

A intuição é um sussurro da alma! Apure seus ouvidos!!


Aos 5 anos sofri em pequeno acidente de bicicleta que me custou uma fratura na mandíbula. Naquele tempo, meu pai era cirurgião da Beneficiencia Portuguesa em São Paulo, possibilitando que eu fosse avaliada pelos melhores especialistas nessa área. Vários médicos, diferentes opiniões, mas a conduta clássica era cirurgia, com risco de paralisia facial e artrose da articulação mandibular. Estava eu no hospital para ser operada, em jejum, quando meu pai teve um ímpeto de cancelar tudo. Simplesmente me levou pra casa e a cirurgia não aconteceu. A fratura se consolidou espontaneamente e faço acompanhamento até hoje para alinhar minha mordida tortinha! Como seria minha vida se eu tivesse feito a cirurgia? Ele usou racionalidade ou emoção? Passamos por esses dilemas durante nossa vida, inúmeras vezes, sem perceber que nossa intuição está nos guiando.

A capacidade de pressupor, adivinhar sem compreender exatamente o racional da coisa... isso é intuição. Ela é mais “afiada” quando atribuímos grande importância àquele assunto. Por exemplo: filhos. Nossa intuição funciona tão bem com eles, porque inconscientemente estamos sempre observando as reações, movimentos, fazendo a leitura de suas emoções e com isso intuitivamente aumentamos a capacidade de protegê-los.

Acredito que a intuição seja um nível avançado de sinergia entre razão e emoção. Seria como ter um banco de dados muito completo, que é acessado no automático quando precisamos dele. Segundo Albert Einstein “ não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo, apenas a intuição “.

Algumas pessoas são naturalmente intuitivas, mas também podemos treinar e aprimorar essa habilidade.

 

Autoconhecimento é uma ferramenta preciosa para incrementar nossa intuição.

Ao sentirmos uma emoção, nem sempre nosso cérebro faz uma leitura linear daquele sentimento. Exemplo: é difícil reconhecermos racionalmente a inveja. Sendo assim, a mente distorce o sentimento para raiva ou desprezo.

Técnicas meditativas de autoconhecimento e autocompaixão nos permitem acessar nossas emoções direto da fonte, sem que a mente fique argumentando e distorcendo os fatos para agradar o ego ( isso é assunto pra um outro post !! ) .

Desta forma, os ruídos se aquietam e ouvimos mais claramente, a voz do coração.

Mente tranquila, coração em paz, intuição afiada !!

Ótimo feriado pra todos vocês !!!


149 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page