BLOG

  • lucianagandra74

A misteriosa doença de Marylin Monroe

Atualizado: 11 de Abr de 2020


Existem doenças que não conseguem ser explicadas pela ciência... endometriose é uma delas. Apesar disso avançamos muito nos últimos anos em relação ao seu diagnóstico e tratamento. Recentemete uma pesquisadora da Universidade de Columbia - USA , desenvolveu um aplicativo que facilita o diagnóstico da doença.



Estarmos afinadas com o nosso corpo também é um hábito saudável que ajuda a Identificar a endometriose ainda no início. Perceber alguns sintomas que acontecem sempre no período menstrual e relatar de forma clara ao seu médico, é fundamental pra que ele suspeite da doença !!


A endometriose atinge as mulheres em fase reprodutiva, quando o endométrio que deveria estar DENTRO da cavidade uterina, resolve se implantar FORA dela!

Podem ser implantes superficiais ou profundos, eventualmemte há o surgimento de cisto ovariano ou endometrioma.

O mais peculiar dessa patologia é a diversidade dos sintomas com que ela se manifesta. Algumas mulheres podem ter infertilidade, fortes dores pélvicas e mini focos de endometriose. Outras podem apresentar uma doença extensa e profunda com pouca sintomatologia. O fato é: muitas mulheres sofrem a vida toda com as dores da endometriose.


Apesar de toda incerteza e mistério que rondam essa patologia, ela pode ser tratada com sucesso!! Alguns ajustes no estilo de vida são muito bem vindos!!!! O uso de hormônios e eventuais procedimentos cirúrgicos CONTROLAM bem os sintomas.


Mensagem importante !!! Endometriose não é sinônimo de infertilidade ! Portanto, nada de pânico se por acaso você receber esse diagnóstico.


O stress oxidativo causado por desequilíbrio entre radicais livres e antioxidantes pode levar a um ambiente inflamatório. Funciona como jogar mais lenha na fogueira, pois a endometriose tem forte característica inflamatória . Aqui vale usar todo tipo de ajuda para que o seu organismo não promova um ambiente inflamatório para os focos de endometriose. Além da terapia médica tradicional, usamos dieta, atividades físicas, Mindfulness para dor crônica, fitoterapia e medicina ortomolecular.


A Medicina Integrativa pode ser muitíssimo útil no tratamento das mulheres portadoras de endometriose sintomática .

668 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Autocuidado : o que significa na prática ??

Quer saber exatamente o que é autocuidado ?? Na medicina integrativa estudamos as atitudes e mudanças no estilo de vida que promovem autocuidado. . . 1- Sono : precisa ser reparador, de 7 a 8 horas po